Agora Sudoeste

Retrospectiva 2015 Brumado Agora: Fatos que marcaram Brumado

Retrospectiva 2015 Brumado Agora: Fatos que marcaram Brumado

Câmara de Vereadores de Brumado homenageia centenário do nascimento da Monsenhor Fagundes

Quinta, 21.Mai.2015 | 15h10

Câmara de Vereadores de Brumado homenageia centenário do nascimento da Monsenhor Fagundes

Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Tradicionalista, austero e conservador, Antônio da Silveira Fagundes se estivesse vivo estaria completando na data de hoje 100 anos. Sua história de vida se confunde com a de Brumado, visto que sempre buscou o progresso e o desenvolvimento social, cultural e econômico da cidade, com muita firmeza e determinação. Características natas de sua personalidade. Monsenhor Fagundes fixou residência em Brumado em agosto de 1939, onde viveu até seu falecimento em 18 de outubro de 2009, aos 94 anos.  Pároco local em exercício por 63 anos, o seu ensinamento evangélico permanecerá nos corações dos fiéis católicos como o maior legado do evangelizador, numa missão que lhe fora dada por Deus. Os vereadores que compõem a Câmara Municipal reverenciam a data do centenário de Monsenhor Fagundes relembrando todas as importantes ações realizadas não só como cristão, mas como cidadão, estando presente em momentos históricos de Brumado como a construção do Ginásio Industrial, inaugurado em março de 1967. Empenhado pela causa da Educação. Em 1962 recebeu da Câmara de Vereadores de Brumado, aprovado por unanimidade, o título nº 02 de cidadão brumadense, em 09/11/1963 – quando era presidente da Câmara o vereador Jesuíno Francisco Lisboa e secretário o vereador Miguel Joaquim de Castro Mirante – por honra e méritos das obrigações sacerdotais e da cidadania exercida. O presidente Alessandro Lôbo e Silva em nome de todos os vereadores que compõem o legislativo brumadense destaca a importância de Monsenhor Fagundes para a história de Brumado, homenageando seu centenário.

Brumadenses festejam os 138 anos do município

Por Janine Andrade

Sexta, 12.Jun.2015 | 10h00

Brumadenses festejam os 138 anos do município

Foto: Hugo Darlan | Brumado Agora

Na última quarta-feira (10), os brumadenses estiveram em festa em comemoração aos 138 anos de emancipação política do município de Brumado. Embora a data festiva seja o dia 11 de junho, a Prefeitura Municipal promoveu shows da Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura) – na noite anterior - com as Bandas Filomena Bagaceira e Lordão, as quais levaram o público a lotar a referida praça. O prefeito Aguiberto Lima Dias  discursou durante o evento,  deixando sua mensagem de aniversário para o município e seus munícipes. Ao som da Banda Lordão, todos cantaram parabéns a Capital do Minério, seguidos de uma belíssima queima de fogos. Durante as festividades, se apresentaram ainda a Escola Nossa Senhora de Fátima -  contando um pouco sobre a história do município - e a Fanfarra Famub. A programação festiva incluiu também eventos culturais realizados pela Semec e algumas inaugurações. 

Brumado: Micro-ônibus da Novo Horizonte caiu dentro de quintal de Bar

Por Janine Andrade

Quinta, 23.Jul.2015 | 08h44

Brumado: Micro-ônibus da Novo Horizonte caiu dentro de quintal de Bar

Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Na madrugada desta quinta-feira (23), um micro-ônibus da empresa Novo Horizonte caiu da garagem da referida empresa dentro do quintal de um bar localizado na Avenida Coronel Santos, em Brumado, e por muito pouco não atingiu o espaço principal do estabelecimento. Segundo informações passadas a reportagem do Brumado Agora, foram realizados reparos no sistema de embreagem do veículo e este posteriormente seria testado. Sem que estivesse sentado no banco de condução do micro- ônibus, o mecânico então deu a partida, mas ao levantar-se rapidamente sua perna tocou a alavanca, vindo a engrenar o veículo. Desta feita, o micro-ônibus partiu em direção ao muro dos fundos da garagem e caiu no quintal do bar. Não houve feridos. Na manhã de hoje, o veículo ainda estava no quintal do estabelecimento comercial.

Obras da Fiol em Brumado foram paralisadas, todos os trabalhadores foram demitidos

Por Janine Andrade

Sexta, 17.Jul.2015 | 10h29

Obras da Fiol em Brumado foram paralisadas, todos os trabalhadores foram demitidos

Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

As obras de construção da Ferrovia de Integração Oeste-leste (Fiol) - lote 4, trecho de Brumado -  estão paralisadas. Segundo informações obtidas pelo Brumado Agora, todos os trabalhadores de campo foram demitidos, restando ainda alguns funcionários do administrativo que executam atividades no escritório do canteiro de obras. No canteiro de obras em Ubiraçaba, há várias máquinas e caminhões parados. Estas demissões devem causar um grande impacto na economia local e ainda não há previsão para retomada das atividades. 

BR-030: Seguem aceleradas as obras no trecho entre Brumado e Sussuarana

Por Janine Andrade

Quinta, 29.Out.2015 | 18h00

BR-030: Seguem aceleradas as obras  no trecho entre Brumado e Sussuarana

Foto: Wilker Porto/Brumado Agora

As obras de recuperação da BR-030, trecho entre Brumado e Sussuarana, distrito de Tanhaçu, seguem em ritmo acelerado. Falta pouco para a conclusão dos serviços de terraplanagem nos 50 km de rodovia e quem passa pelo trecho já percebe grande melhora na trafegabilidade. Em determinados pontos, a pista só é liberada em parte para que alguns condutores sigam o trajeto e outros aguardam no sentido contrário. A grande quantidade de cascalho na pista é questionada pelos condutores, pois causa muita poeira.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais