Agora Sudoeste

Artigo: Você tem um plano de metas?

Artigo: Você tem um plano de metas?
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Um novo ano se aproxima e as esperanças se renovam. É tempo de fazer uma avaliação do que foi conquistado em 2015 e traçar novas metas para 2016. Sugerimos que leia e releia este breve artigo e debata as ideias com os seus familiares. "Meta é caminho ou o passo a passo para se chegar a um objetivo. É um marco, um limite, um desafio, algo que se pode realizar, uma etapa a ser atingida dentro de um objetivo, no seu topo ou em parte. Uma ou mais metas podem ser necessárias para se alcançar, por completo, um objetivo. Elas devem ser sempre quantificadas." Seguem alguns passos importantes para você elaborar ou aprimorar o seu plano de ação:

 

1.Tenha objetivos claros - o primeiro passo para conquistar as metas é saber defini-las corretamente. Quais são as metas e porque deseja alcançá-las. Não há nada mais frustrante do que buscar alcançar uma meta e perceber que a mesma pouco ou nada acrescentou a nossa vida.

2. Conheça a si mesmo - além de saber exatamente o que procura, é preciso que você tenha em mente as suas forças e limitações. Relacione as suas principais habilidades (o que sabe fazer) e competências (grau de acerto para executá-las), objetivando ter uma clara noção das principais dificuldades que poderá enfrentar.

Outro aspecto relevante é a sua disponibilidade financeira. Quase todas as metas envolvem recursos financeiros, materiais e de tempo.

3. Reavalie as metas periodicamente -  um bom planejamento é aquele que possui flexibilidade. Para tal, é necessário que você esteja constantemente acompanhando e avaliando as suas metas pessoais e profissionais.

Ouça a opinião de pessoas com as quais trabalha, amigos e familiares. Humildade e feedback (retorno), são essenciais para o aperfeiçoamento das metas.

4. Tenha metas audaciosas e que sejam passíveis de realização – elas devem combinar duas coisas fundamentais – serem desafiadoras para estimular a motivação e também exequíveis, para não gerar frustrações.

5. Invista na comunicação interpessoal: conheça o seu estilo de comunicar-se e também o de outras pessoas, procurando sempre expressar-se de maneira clara e objetiva. Seja um excelente ouvinte. Não é por acaso que temos dois ouvidos e apenas uma boca.

6. Aprimore os seus conhecimentos – invista na sua capacidade de aprender em equipe e também individualmente. Com a chegada da internet, as informações estão disponíveis em suas mãos, bastando para tal estudar, estudar e estudar!

7. Motivação e criatividade – um bom plano não garante a sua execução. É preciso ter uma grande capacidade de disciplina e foco para não desviar dos objetivos. A criatividade é a diferença que faz a diferença.

Não se engane, achando que a facilidade para escrever um plano de metas e a mesma para colocar as ações em prática. Seja persistente e flexível, alterando as ações que forem necessárias.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais