O Café com o Brumado Agora entrevista Alípio Joaquim da Silva



O entrevistado de hoje do Café com o Brumado Agora nasceu na Fazenda da Faca, Distrito de Caculé, em 14 de fevereiro de 1939. O filho de Maria Pereira da Costa e João Joaquim da Silva galgou as escadas da vida com determinação e foco, fazendo das dificuldades aprendizados para a conquista do sucesso. Alípio Joaquim da Silva casou-se em 2 de maio de 1971 com Mariene Maria Oliveira da Silva, com a qual constituiu família e teve os filhos:  Alessandro, Alípio Júnior, Mariana e Beatriz.  A família ainda é composta pelos netos Anita, Bento, Ana Maria, Pietro, Mariah e Gabriel, os quais enchem o coração dos avós de alegria. Conheça a história de vida do empresário Alípio Joaquim da Silva contada em entrevista realizada na Padaria Pérola, em Brumado.




Café com o Brumado Agora – Conte-nos um pouco do período que antecedeu a sua vinda para Brumado.


Alípio Silva - Nasci na Fazenda da Faca e perdi meu pai quando tinha apenas 2 anos. 4 anos mais tarde minha mãe perdeu a visão e costumo dizer que neste período já havia perdido os dois, pois minha mãe já não tinha como nos orientar. A partir daí passei a trabalhar. Trabalhei em uma fazenda de cana, participava do processo de colheita, fabricação de cachaça e muitas outras atividades. Com 8 anos de idade ganhei o meu primeiro dinheiro, adquirido por trabalho e nunca mais parei. Aos 11 anos de idade, montei, em sociedade com meu cunhado Marthiniano Rodrigues, uma pequena mercearia na fazenda e começamos a vender de tudo um pouco. Com 14 anos, fui para Guanambi. Lá meu irmão tinha uma fazenda arrendada, onde trabalhava com o cultivo de arroz. Fui trabalhar nesta fazenda, com mais 15 homens que consegui recrutar na região onde morava. Lá plantamos e colhemos tudo de forma manual. Lembro que chegamos a colher 2.000 sacos de arroz. Retornei para a Fazenda da Faca e depois de algum tempo fui com minha mãe e irmão para a cidade de Caculé. Em Caculé, montei outra mercearia de secos e molhados. Ainda neste período, por influência de José Ribeiro Soares ( pai de Kezinha) fui mascatear e vender tecidos em feiras.


Café com o Brumado Agora – O senhor então passou a viajar devido ao trabalho como mascate. Em quais regiões trabalhava e quais outras atividades foram realizadas neste período.


Alípio Silva - Viajava pelas cidades de Caculé, Jacaraci, Mortugaba, Umburanas, Guanambi e outras feiras da região. Neste período resolvi comprar um carro e Osmar Moura me vendeu um Jipe, foi o meu primeiro carro. A partir daí, colocava todo em cima do carro e ia mascatear por toda a região, agora com meu próprio veículo. Depois de algum tempo, parei com as vendas externas e comprei uma sorveteria em Caculé, aproveitando a época em que a cidade tinha muitos estudantes. Arrendei ainda um cinema, que tinha uns 200 assentos. Um tempo depois, participei de uma rifa, em sociedade com um amigo, na qual seria sorteado um Jipe. Fomos contemplados, dividimos o dinheiro e, com isso, comprei uma Kombi e , em 1965, passei a fazer a linha Caculé- Vitória da Conquista. Fazia este trabalho duas vezes por semana, mas tempos depois fui impedido pelo Derba.  Algum tempo após me mudei para Vitória da Conquista, onde morei por 2 anos no Hotel Livramento. Em Conquista, passei a vender e comprar carros fiz amigos e conheci Josafá da Silva, revendedor da Volkswagen. Na ocasião, ele me sugeriu abrir um Posto de serviço em Brumado, já que a região demandava, e tinha muitas necessidades neste sentido. Com isso, fizemos um levantamento, havia 23 carros Volkswagen em Brumado e região, naquela época, só Kombi e fusca, e assim decidimos arriscar, enviamos a proposta para sede da Volkswagen, em São Paulo.




Café com o Brumado Agora – Quando este Posto de Serviço foi montado em Brumado?


Alípio Silva -  Bem, oito meses após enviarmos a proposta para São Paulo, recebemos a resposta positiva. Desta forma, em sociedade com Antônio Lopes Ferraz, tenente da aeronáutica aposentado, que entendia muito de carros, investi todo o capital que tinha em peças e ferramentas e, deste modo, em 19 de junho de 1969, montei o Posto de Serviço em Brumado, já com o nome Brumauto. Instalei-me inicialmente na Pensão Moura (Hotel Moura), onde morei por 4 meses. Depois me mudei com alguns amigos e funcionários da Brumauto para uma república, denominada por nós de ‘Puleiro dos Anjos’ (risos).  Neste local moraram: Geraldo Fernandes, Manoel Aguiar, Raimundo Aguiar , Eurico Joaquim da Silva, Edvaldo, Antônio ‘Cabeção’,Welton (Guarda Rodoviário), entre outros, e havia Dona Flor e Maria que ajudavam na cozinha. Bem, iniciando os trabalhos na Brumauto, precisava de alguém de confiança para me ajudar. Convidei então Geraldo Fernandes, que na época trabalhava em São Paulo, para vir trabalhar comigo. Além de amigo, ele foi de grande importância para o início da Brumauto, me ajudou muito e o seu desempenho como gerente de escritório foi de grande valia para o nosso crescimento.


Café com o Brumado Agora - Quais as maiores dificuldades no início do empreendimento em Brumado?


Alípio Silva - No início era difícil vender carros aqui em Brumado, pois no período não havia como realizar financiamentos na cidade, era necessário ir a Vitória da Conquista e na época, gastávamos 4 horas no percurso. Lembro, inclusive, que o primeiro carro que vendi foi para Olegário da Magnesita. Voltando a questão do financiamento, lembro que por conta de não haver financiamento aqui, tive que levar o Engenheiro Aluísio para fazer um contrato no Banco Bradesco em Vitória da Conquista e lá ainda tive que conseguir um avalista para fechar o financiamento do carro. Como foi se tornando cada vez mais difícil, fui a São Paulo, direto na central da Volkswagen para tentar o VVD, que é um financiamento próprio da empresa. Conversei com o responsável, falei das dificuldades e acabei conseguindo que ele liberasse o financiamento para Brumauto. Consegui a liberação de um carro novo e dois usados, por mês, esta seria a minha cota de financiamento. A partir daí, as coisas foram crescendo e passei a ter até 40 propostas de financiamento ( por mês)  para fazer. Como eu tinha cotas, passei a assumir a responsabilidade junto a Volkswagen e enviava os financiamentos com promissórias em branco, em meu nome, como garantia que os pagamentos seriam cumpridos. Cheguei a ter 525 carros financiados sob minha responsabilidade, mas graças a Deus nenhum cliente me deu prejuízo.




Café com o Brumado Agora – Como era a sua vida social em Brumado neste período?


Alípio Silva -  Na época Brumado ainda era uma cidade muito reservada e demorei cerca de 5 anos para fazer amizades , no entanto, quando fiz foram sólidas. Posso citar os amigo  Geraldo Fernandes, que muito me ajudou nos meus primeiros momentos na cidade e outros que prefiro não nominar, para não acabar esquecendo algum.Havia ainda as mulheres Rita Souza, Ioná, Lurdinha, Maria Helena. Lembro que os rapazes tinham a responsabilidade de levar as mulheres às festas/eventos e trazê-las em segurança para casa. Aqui em Brumado nós íamos aos bailes de carnaval, festas dançantes, praticávamos esportes como vôlei e futebol de salão, foi um período muito bom.


Café com o Brumado Agora – Hoje, o senhor faz parte do Rotary Club e é Presidente da Associação de Pequenos Produtores das Comunidades de Lameira, Lagoa da Pedra e Amucafo. Conte-nos um pouco sobre estas atividades.


Alípio Silva – Em 1978 fui convidado por Frankilin da Mata Dias para participar do Rotary Club, de onde me tornei inicialmente tesoureiro e tempos depois, por um ano (2004-2005), fui presidente. Durante este período, foram realizados muitos trabalhos sociais para os brumadenses. Como presidente da Associação, consegui muitos benefícios para aquelas comunidades. Se uma comunidade não tem um órgão representativo, dificilmente consegue alguma coisa e já levamos para as localidades água potável, luz e acima de tudo, qualidade de vida. Hoje nós já temos sede própria, angariamos recursos através de eventos, bingos, leilões e cavalgadas. Reunimo-nos todo segundo domingo do mês e a comunidade demostra uma satisfação imensa com as atividades.




Café com o Brumado Agora - Qual o paralelo da Brumauto de 2013 e a de 44 anos passados?


Alípio Silva - Antigamente era tudo mais difícil. Hoje, com a internet, é tudo mais rápido. Faturamos o carro pela internet, existe mais facilidade para o financiamento, o carro chega mais rápido para o cliente. Lembro-me de algumas situações como, para liberar um carro, tinha que me deslocar para Vitória da Conquista, porque Brumado na época não tinha telefone, fazia 4 horas de viagem e lá demorava mais 2 horas na cabine telefônica, para conseguir uma ligação e falar com a central e conseguir a liberação. Outro ponto importante é que em 44 anos de empresa nunca enfrentamos uma ação trabalhista. Costumo dizer que não temos funcionários e sim colaboradores e amigos


Café com o Brumado Agora – Qual mensagem o senhor gostaria de deixar aos Brumadenses?


Alípio SilvaQuero que Brumado cresça e que ofereça mais segurança a população. É preciso ainda que voltemos os nossos olhos para os jovens desfavorecidos, com políticas públicas sociais de valorização e incentivo, para que possam ser cidadãos de bem e fiquem bem longe do crime e das drogas.



Fotos: Wilker Porto, Produção: Genival Moura e Reportagem: Janine Andrade.


Comentários
  • Manildo de C.Silva

    Parabéns! "Café com o Brumado Agora", tenho apreciados os aqui agraciados em todos comentários,pessoas que fazem uma história em nossa maravilhosa cidade.Parabéns mesmo!! Ainda em breve, quero ver o café com o Brumado ,com minha tia Ana Castro hoje aos 90 aninhos.Parabéns a minha querida tia.Abraços.

  • Artur Fernando Tanajura de Cássia

    Homem de extremo caráter, retidão e conduta ilibada. Parabéns meu Irmão Alípio você é merecedor deste sucesso. Um T.'. F.'. A.'.

  • maria rodriga luz pires

    Alípio Silva foi e será, eternamente uma figura importante para a história de Brumado-Ba. Grande cidadão e empreendedor, de grande caráter. Tem uma história linda. De grandes lutas. E sempre com muita humildade. Lembro-me, que em 1988, eu estive em sua residência em companhia de amigos, para confraternização do Natal. Inesquecível dia. Família maravilhosa, calorosa, e de grande admiração. Abraços

  • JORJAO NEGRO JORGE

    ESTA DE PARABENS SR. ALIPIO COMO TAMBEM DONA MARIENE E SEUS FILHOS QUE CONHEÇO HA MUITO TEMPO MAIS UMA ENTREVISTA DE UM CIDADAO FEITA PELO CAFE COM BRUMADO AGORA.

  • Jose Maria

    Alípio um grande empreendedor em Brumado. Meus parabéns ao Brumado Agora pela entrevista.

  • Altino Correia - Jornalista - Presidente Prudente-SP.

    Alípio é um exemplo de vida e de empreendedorismo que deveria servir de modelo para todo cidadão brasileiro. Desde que nasceu enfrentou as maiores dificuldades, com a morte do pai e da mãe quando dava seus primeiros passos. Mas com resignação e coragem, enfrentou todos os desafios e sagrou-se vitorioso. A união com a esposa Mariene - sua maior aliada - a chegada e a dedicação dos filhos, deram a ele o maior galardão que se pode esperar. Seu nome deve figurar eternamente na Galeria dos homens que enfrentaram dificuldades rotineiras, mas venceram todas as barreiras e constróem a grandeza deste País ! Parabéns Alípio e que Deus te proteja e te acompanhe, sempre e sempre !

Deixe seu comentário

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais