Artigo: 'William Bonner' o que podemos aprender com ele?

Artigo: 'William Bonner' o que podemos aprender com ele?
Foto: Divulgação

Por Carlos Prates

 

Esse profissional está presente em milhões de lares, segunda à sexta-feira. É visto, analisado, criticado e elogiado por milhões de pessoas.. Vejamos um resumo da sua trajetória profissional: Formou-se em Comunicação Social com ênfase em Propaganda e Publicidade pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Iniciou a carreira profissional em 1983, como redator publicitário. No ano seguinte, na Rádio USP FM, tornou-se locutor. Em 1985 começou a trabalhar na TV Bandeirantes SP, como locutor e apresentador. Em junho de 1986, convidado pela TV Globo de São Paulo, transferiu-se para a emissora, onde passou a acumular a função de apresentador com a de editor de uma edição do telejornal local, SPTV. Em 1988, tornou-se também apresentador do Fantástico. No ano seguinte, transferiu-se para o Rio de Janeiro. Apresentou o Jornal da Globo entre 1989 e 1993 ao lado de Fátima Bernardes, o Jornal Hoje (de que foi editor-chefe entre 1994 e 1996) e, desde abril de 1996, o Jornal Nacional, jornal que apresenta na TV Globo.

Por Carlos Prates

 

Esse profissional está presente em milhões de lares, segunda à sexta-feira. É visto, analisado, criticado e elogiado por milhões de pessoas.. Vejamos um resumo da sua trajetória profissional:

 

Formou-se em Comunicação Social com ênfase em Propaganda e Publicidade pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Iniciou a carreira profissional em 1983, como redator publicitário. No ano seguinte, na Rádio USP FM, tornou-se locutor.

 

Em 1985 começou a trabalhar na TV Bandeirantes SP, como locutor e apresentador. Em junho de 1986, convidado pela TV Globo de São Paulo, transferiu-se para a emissora, onde passou a acumular a função de apresentador com a de editor de uma edição do telejornal local, SPTV.

 

Em 1988, tornou-se também apresentador do Fantástico. No ano seguinte, transferiu-se para o Rio de Janeiro. Apresentou o Jornal da Globo entre 1989 e 1993 ao lado de Fátima Bernardes, o Jornal Hoje (de que foi editor-chefe entre 1994 e 1996) e, desde abril de 1996, o Jornal Nacional, jornal que apresenta na TV Globo.

 

O que podemos aprender com ele?

 

Guardadas as devidas proporções entre os nossos talentos e os de William Bonner, creio que ele pode nos auxiliar a compreender melhor como se preparar para os desafios profissionais:

 

1) Ele não se tornou um dos maiores apresentadores de telejornais do Brasil e do mundo da noite para o dia.  Desenvolveu habilidades e competências diversificadas e não apenas de locução e de leitura das notícias, como alguns apresentadores. Fez escola no rádio, que é essencial para desenvolver a locução e a capacidade de criar e imaginar.  A dicção dele é perfeita, bem como os textos do JN. Há uma sintonia entre áudio e vídeo.

 

2) Soube fazer parcerias dentro e fora das emissoras em que trabalhou e, quando saia de uma para outra, não falava mal ou brigava com os colegas de profissão, fato muito comum no setor de mídia, principalmente a televisão.

 

3) Soube  estar no lugar certo, na hora certa e com as pessoas certas (rede de contatos). Mais do que isso, se preparou para assumir funções de maior complexidade e não somente apresentar o telejornal, que por si, já é um desafio e tanto.

 

4) Abraçou as oportunidades e não teve medo de falhar e das críticas alheias. Na entrevista concedida a Gabi, ele se diz “arrombador de portas”. Não tem medo da negativa. Há um ditado popular que sabiamente afirma: “oportunidade é um cavalo selvagem que passa sem sela. Se você não montar, talvez ele não volte nunca mais”.

 

 - Sabe cuidar da sua imagem pessoal e não sai fazendo e falando bobagens como muito apresentadores, atores e atrizes da TV.  Ele sabe que a sua imagem precisa transmitir credibilidade e equilíbrio emocional.

 

- Busca o equilíbrio emocional no ambiente familiar e não esquece de cultivar a humildade.  Além disso, transmite para o público a imagem de um homem feliz e apaixonado pelos filhos e a esposa Fátima Bernardes.

 

Exercícios práticos

 

Seja você estudante, profissional experiente, dona de casa ou qualquer atividade que exerça, recomendo os seguintes exercícios:

 

Assista na íntegra a raríssima entrevista que Bonner concedeu à Marília Gabriela (Gabi), no canal GNT. A mesma está disponível no You Tube.

 

Se você quiser aprofundar sobre comunicação e telejornalismo, recomendo a leitura do seu livro “Jornal Nacional – Modo de Fazer. O valor é acessível e os conselhos são sábios.

 

Por último, recomendo os exercícios e observações que solicito a todos os  alunos do curso de oratória e desinibição. Avalie os seguintes detalhes em todos os telejornais que assistir durante a próxima semana:

 

- Expressões faciais e os gestos dos apresentadores;

 

- Como eles se vestem e combinam as cores das roupas com as cores do cenário, penteado dos cabelos, maquiagem, iluminação do local, etc;

 

- Volume, ritmo e inflexão da voz;

 

- A clareza e objetividade do texto;

 

- Utilização de recursos visuais e como eles complementam o que está sendo dito através da voz;

 

- Os recursos audiovisuais que são utilizados para prender a nossa atenção;

 

- Como alguns apresentadores “improvisam” de maneira previamente combinada;

 

Parece simples e fácil. Não se iluda. Somente a realidade, experiência e o tempo  irão mostrar o que e como se tornar William Bonner na sua profissão.


Comentários


Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais