77 9 9992-3542 / 9 9997-0777 redacao@brumadoagora.com.br 22 de Setembro de 2017
voltar ao topo

Brumado Agora

Resultado da busca pelo arquivo de "12/2015"

Retrospectiva 2015 Brumado Agora: Mortes

Quinta, 31.Dez.2015 | 18h00




Retrospectiva 2015 Brumado Agora: Mortes

Brumado: Morreu nessa madrugada Zezito Chaves dos Santos, conhecido Ticha

Segunda, 05.Jan.2015 | 08h46

Brumado: Morreu nessa madrugada Zezito Chaves dos Santos, conhecido Ticha

Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Zezito Chaves dos Santos, 45 anos, o 'Ticha', faleceu na madrugada desta segunda-feira (05). De acordo informações obtidas pelo Brumado Agora, ele chegou a ser conduzido ao Hospital Professor Magalhães Neto, mas veio a óbito após um infarto. Zezito era açogueiro e um dos sócios da Banda Magnatas e o seu corpo está sendo velado na Rua Antônio Lula, 81. O sepultamento está previsto para às 17h.

Brumado: Morre o secretário da Fazenda Municipal João Ribeiro

Domingo, 01.Fev.2015 | 18h23

Brumado: Morre o secretário da Fazenda Municipal João Ribeiro

Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Morreu neste domingo (1°), o secretário da Fazenda da Prefeitura de Brumado, João Ribeiro dos Santos. De acordo com informações obtidas pelo Brumado Agora, ele sofria de câncer no figado e estava fazendo tratamento em uma unidade de saúde em Salvador. João Bolinha, como era conhecido, era titular da Secretaria da Fazenda desde 2009 quando Eduardo Vasconcelos ainda era prefeito. Ribeiro também já foi funcionário da Magnesita S.A. O Brumado Agora externa os pêsames a família.

Luto: Morre aos 94 anos Érico Dias Lima

Por Janine Andrade

Quinta, 11.Jun.2015 | 11h00

Luto: Morre aos 94 anos Érico Dias Lima

Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Nascido em 18-07-1920, na Fazenda Tocadas, filho de Olympio de Carvalho e de Olympia Dias de Oliveira, Érico Dias Lima - Dias Lima – sempre foi muito curioso e estudios. Desde os seis anos de idade já tinha interesse por almanaques, livros diversos e sempre se destacou entre as crianças da mesma idade devido a sua inteligência. Casou-se com Dalcy Lula Souza, de quem hoje é viúvo, e teve os seguintes filhos: Orlando, Albânio e Vera Lúcia; os netos – João Paulo, Januária, Túlio, Érika e Katarina; e os bisnetos - Daisuke, Stephan, Igor e Valentina. Dias Lima faleceu nessa quarta-feira (10) em decorrência de problemas de saúde. 

Locutor Brumadense Eli Lobo morre atropelado por carreta em São Paulo

Por Janine Andrade

Quarta, 16.Set.2015 | 07h22

Locutor Brumadense Eli Lobo morre atropelado por carreta em São Paulo

Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Na tarde de ontem (15), Elisângelo Lobo de Barros, de 35 anos, conhecido popularmente na Capital do Minério como ‘Eli Lobo’, foi vítima de atropelamento em um cruzamento da Avenida do Estado, com a Rua Pedro Vicente, no Bairro Ponte Pequena, Zona Norte de São Paulo, quando conduzia uma bicicleta. Segundo informações do site VejaSP,  ele pedalava no lado direito da pista e havia deixado a ciclovia para cruzar a via quando se deparou com a carreta. Com o susto, ele caiu da bicicleta e foi esmagado pelas rodas do meio da carroceria e veio a óbito ainda no local do acidente. Lobo já foi locutor da loja Dimontão Confecções e rádios Capital FM e Alternativa FM em Brumado. Nas últimas eleições ele se candidatou a vereador pelo Partido Verde.  

Brumado: Engenheiro morre em grave acidente na Serra dos pombos

Por Janine Andrade

Quinta, 03.Dez.2015 | 16h47

Brumado: Engenheiro morre em grave acidente na Serra dos pombos

Foto: Divulgação

Na tarde de hoje (03), por volta das 14h30, o engenheiro civil Antônio Carlos Barbosa dos Santos, 50 anos, morreu em um grave acidente na Serra dos Pombos, trecho da BA-262, no município de Anagé. Ele estava conduzindo o veículo Hilux. Segundo informações obtidas pelo Brumado Agora, durante o trajeto, o carro saiu da pista e caiu num barranco. Ainda não há informações sobre as causas do acidente. Carlos estava acompanhado do empresário Manoel Antônio Silva que sofreu apenas ferimentos leves, mas passa bem. O engenheiro era filho do advogado Edson Pereira e marido da advogada Sara Fabiane.


Retrospectiva 2015 Brumado Agora: Política

Quinta, 31.Dez.2015 | 17h00




Retrospectiva 2015 Brumado Agora: Política

Dilma Rousseff é empossada para segundo mandato

Quinta, 01.Jan.2015 | 18h00

Dilma Rousseff é empossada para segundo mandato

Foto: Xu Zijian | Xinhua

Em seu discurso após tomar posse para o segundo mandato na Presidência da República, Dilma Rousseff disse que vai democratizar o poder, lutando pela reforma política e buscando opiniões do povo. A presidenta disse que democratizar o poder também significa combater a corrupção. Dilma propôs um pacto nacional contra a corrupção. Segundo ela, seu governo foi o que mais apoiou o combate aos malfeitos, criando leis mais severas e garantindo autonomia à Polícia Federal. Dilma disse que submeterá um pacote de medidas anticorrupção ao Congresso Nacional. Entre as medidas, destacou a presidenta, estão a modificação da legislação eleitoral para tornar crime a prática de caixa dois e a alteração da legislação para agilizar o julgamento de processos envolvendo desvios de recursos públicos. Dilma falou ainda sobre a Petrobras, alvo da Operação Lava Jato.  Segundo Dilma Rousseff, é preciso investigar a corrupção na estatal sem enfraquecê-la. “Temos muitos motivos para preservar e defender a Petrobras de predadores internos e de seus inimigos externos. Vamos apurar tudo de errado que foi feito e fortalecê-la cada vez mais. Devemos saber apurar sem enfraquecer a Petrobras”, declarou a presidenta.

Governador Rui Costa é empossado na Assembleia Legislativa

Quinta, 01.Jan.2015 | 15h21

Governador Rui Costa é empossado na Assembleia Legislativa

Fotos: Carol Garcia | GOVBA

O governador Rui Costa e o vice-governador João Leão tomaram posse dos respectivos cargos em cerimônia na Assembleia Legislativa, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, na manhã desta quinta-feira (1º). Às 9h15, o governador Rui Costa proferiu seu compromisso de posse, jurando respeitar as constituições Federal e Estadual e trabalhar pelo desenvolvimento do estado, e às 9h20 assinou o termo de posse. Na ocasião, também foi apresentada a declaração de bens do governador e do vice. “Bom dia a todos e a todas. Quero agradecer a Deus por estar aqui hoje, neste primeiro de janeiro de 2015, concretizando o desejo democrático do povo da Bahia”. Estas foram as primeiras palavras do governador Rui Costa, durante a solenidade de posse. Entre os agradecimentos, Rui Costa fez uma menção ao ex-governador Jaques Wagner, "pela sua amizade ao longo de 32 anos, agradeço pela sua importância na minha vida pública e nessa conquista, que é de todos nós. Sei bem que, com tudo isso, também vem a enorme responsabilidade de substituí-lo na condução de um Estado com tamanha importância e com um povo tão especial como a Bahia". Em seguida, o ex-governador Jaques Wagner realiza a transmissão de cargo para o governador Rui Costa, eleito para o período de 2015 a 2018. O ato será realizado na tenda instalada no estacionamento da Governadoria, também no CAB, e sucedido pela posse dos secretários de Estado.

Protestos ocorrem em todas as regiões do país

Segunda, 16.Mar.2015 | 07h24

Protestos ocorrem em todas as regiões do país

Fot: José Cruz | Agência Brasil

As manifestações contra a corrupção e contra o governo da presidenta Dilma Rousseff ocorreram em todas as regiões do país e reuniram milhares de pessoas. Não houve registro de confrontos e os protestos foram pacíficos. Em São Paulo, a Polícia Militar informa que pelo menos 1 milhão de pessoas se reuniram na Avenida Paulista. Segundo o Datafolha – instituto de pesquisa e opinião do Grupo Folha –, a manifestação reuniu 210 mil pessoas. Na Região Norte, manifestantes também foram para as ruas. No Nordeste, foram registrados protestos no Recife, em Salvador, em Aracaju e em outras capitais. No Rio de Janeiro, a primeira grande manifestação do dia ocorreu na orla da Praia de Copacabana. A polícia não informou os números oficiais, mas, segundo estimativa de organizadores, 15 mil pessoas participaram do ato. Em parte do país, as manifestações foram feitas de manhã, como em Brasília, onde o protesto juntou 45 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, segundo estimativa oficial. Com faixas pedindo desde o fim da corrupção ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff, os manifestantes caminharam pela avenida e se posicionaram em frente ao Congresso Nacional. Uma enorme bandeira do Brasil foi estendida e os manifestantes cantaram o Hino Nacional. Algumas pessoas chegaram a entrar no espelho d'água do prédio. Em Belo Horizonte, cerca de 24 mil pessoas se reuniram na Praça da Liberdade. A manifestação seguiu até por volta das 13h, quando os manifestantes se dispersaram sem ocorrências que merecessem registro da Polícia Militar.

Cunha aceita pedido de abertura de processo de impeachment de Dilma

Por Agência Brasil

Quarta, 02.Dez.2015 | 18h20

Cunha aceita pedido de abertura de processo de impeachment de Dilma

Foto: Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), informou há pouco que aceitou pedido de abertura de processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. O anúncio foi feito em entrevista coletiva na própria Câmara. Cunha aceitou o pedido protocolado pelos advogados Hélio Bicudo, Miguel Reale Junior e Janaína Paschoal. Ao apresentar o pedido, em outubro, Miguel Reale Junior informou que os juritstas usaram como argumento a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que rejeitou as contas do governo de Dilma Rousseff de 2014. Na ocasião, o tribunal analisou o atraso no repasse de recursos para a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, referentes a despesas com programas sociais do governo, o que configuraria operação de crédito, além de cinco decretos envolvendo créditos suplementares assinados pela presidenta Dilma Rousseff, sem autorização do Congresso Nacional. São necessários os votos de dois terços dos total de deputados (513), em plenário, para autorizar o processo de impeachment, que, se aprovado, seguirá para o Senado.


Retrospectiva 2015 Brumado Agora: Esporte

Quinta, 31.Dez.2015 | 16h00




Retrospectiva 2015 Brumado Agora: Esporte

Genes Academia promove competição de natação interna em comemoração aos seus 25 anos

Terça, 12.Mai.2015 | 12h00

Genes Academia promove competição de natação interna em comemoração aos seus 25 anos

Foto: Genival Moura | Brumado Agora

No último domingo (10), a Genes Academia promoveu uma competição de natação interna, em comemoração aos seus 25 anos. Participaram das atividades 65 atletas, na faixa-etária de 5 a 79 anos. Os competidores foram contemplados com medalhas. Durante a competição, houve ainda distribuição de lanches.

Bêda Futsal é campeão do 32º Campeonato Brumadense de Futsal

Por Janine Andrade

Domingo, 30.Ago.2015 | 19h09

Bêda Futsal é campeão do 32º Campeonato Brumadense de Futsal

Foto: Hugo Darlan | Brumado Agora

Na noite de sexta-feira (28), a equipe Bêda Futsal sagrou-se campeã do 32º Campeonato Brumadense de Futsal. A equipe conquistou o seu primeiro título na competição sobre o Feirense, com o placar de 6x3. Embora o Feirense tenha terminado o primeiro tempo vencendo por 3x2, o Beda Futsal foi para cima do adversário e conquistou a taça.

Bêda Futsal é campeão do 32º Campeonato Brumadense de Futsal

Foto: Hugo Darlan | Brumado Agora

As premiações foram entregues pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (SD), que esteve acompanhado do secretário municipal de esportes, Miguel Lima Dias, e os diretores de esporte, Juarez Marcelo e Valdir Lima. Os atletas que mais de destacaram durante a competição também foram premiados.

Brumado: Estádio Gilberto Cardoso é inaugurado

Por Janine Andrade

Sábado, 22.Ago.2015 | 19h41

Brumado: Estádio Gilberto Cardoso é inaugurado

Foto: Hugo Darlan | Brumado Agora

Foi inaugurado na tarde deste sábado (22), o Estádio Gilberto Cardoso (antigo Estádio dos Prazeres). Para o jogo inaugural, a disputa entre a seleção brumadense e a equipe Sub-20 do Vitória - com o placar de 6x1 para os visitantes -  que atraiu um grande público para prestigiar o bom futebol e o novo formato do espaço que há muitos anos carecia de reformas. Estiveram presentes ao evento o prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SD), familiares de Gilberto Cardoso, o autor do projeto para a reforma e ampliação do estádio, vereador Édio Pereira (PCdoB), os deputados Daniel Almeida (PCdoB), Ivana Bastos (PSD) e Vitor Bonfim (PDT), demais vereadores e lideranças políticas. O momento marca, sobretudo, os desportistas brumadenses que veem um sonho realizado

.

Vitória vence o Luverdense por 3x0 e está na elite do futebol brasileiro

Sábado, 21.Nov.2015 | 18h51

Vitória vence o Luverdense por 3x0 e está na elite do futebol brasileiro

Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

A música Perseverança, do cantor e compositor Xande de Pilares, virou o hino da campanha do Vitória na Série B. Os jogadores ouviam sempre antes das partidas e neste sábado não foi diferente na chegada na Arena Fonte Nova.    E o Rubro-Negro soube ser perseverante para com uma espetacular atuação no segundo tempo golear a Luverdense, por 3 x 0, e garantir com antecipação de uma rodada o retorno à elite do futebol brasileiro em 2016, diante de mais de 40 mil torcedores que lotaram a Arena.   Em 25 minutos, o argentino Escudero, cobrando falta, Kanu e Elton, pela ordem, construíram o 19º triunfo do Vitória em 38 jogos disputados, com 55 gols marcados e 37 contra. Com 11 gols, Escudero é o artilheiro de trajetória rumo à Série A, seguido de Elton, com 10. Após um primeiro tempo morno, o Vitória acendeu na etapa final, e goleou a Luverdense, que foi um adversário difícil nos primeiros 45 minutos, no segundo confronto entre os dois times na história.    Escudero abriu o placar aos 16 minutos cobrando falta e depois de o goleiro salvar uma cabeçada de Guilherme Mattis e outra de Elton, que ainda acertou a trave em outro lance.   Com 25 minutos, o Rubro-Negro liquidou o jogo. Kanu, aos 20, ampliou, e aos 25 foi a vez de Elton balançar as redes, após Escudero acertar a trave, e dedicar ao pequeno Enzo, que entrou com o time nos braços do pai.   O Vitória volta a jogar sábado, contra o Santa Cruz, às 16h30 (Horário em Salvador), no Estádio do Arruda, em Recife, no encerramento da Série B. Os dois estão classificados e será um jogo festivo.


Retrospectiva 2015 Brumado Agora: Fatos que marcaram Brumado

Quinta, 31.Dez.2015 | 15h30




Retrospectiva 2015 Brumado Agora: Fatos que marcaram Brumado

Visita dos representantes do MEC se inicia hoje (30) e deve começar a definir a vinda do Curso de Medicina para Brumado

Quarta, 30.Set.2015 | 10h00

Visita dos representantes do MEC se inicia hoje (30) e deve começar a definir a vinda do Curso de Medicina para Brumado

Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Umas das maiores reivindicações da classe estudantil brumadense poderá ter o início de sua decisão nesta quarta-feira (30), com a vinda de representantes do Ministério da Educação para Brumado, onde realizarão a “visita in loco” e também participarão de reuniões com o prefeito Aguiberto Lima Dias, com o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, e com representantes da área médica para definir a vinda do Curso de Medicina para Brumado. Dois representantes do Programa Mais Médicos já foram designados, devem chegar a cidade ainda hoje,  e permanecem até sábado (02), realizando todos os procedimentos elencados.

Visita dos representantes do MEC se inicia hoje (30) e deve começar a definir a vinda do Curso de Medicina para Brumado

Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

O prefeito Aguiberto está muito confiante na aprovação do nome de Brumado para receber o tão sonhado Curso de Medicina. Otimista, ele declarou que “temos feito o nosso dever de casa e cremos que reunimos todas as condições para recebermos esse curso tão importante, que proporcionará um avanço significativo no setor de saúde não só de Brumado, mas também da microrregião”. Ele ainda argumentou que “a projeção é a melhor possível, pois mesmo em meio à forte crise econômica que vem afetando o crescimento do país, deveremos receber a autorização do MEC, pois temos nos esforçandosobremaneira nesse sentido”. E no final informou que “os técnicos irão chegar hoje em Vitória da Conquista e no final da tarde já faremos uma reunião, sendo que as visitas se iniciarão nesta quinta-feira”.

Brumado: Unidade da Defensoria Pública Estadual é reinstalada no município após mais de dois anos

Por Janine Andrade

Quinta, 12.Nov.2015 | 17h00

Brumado: Unidade da Defensoria Pública Estadual é reinstalada no município após mais de dois anos

Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Em 26 de março do ano de 2013, a unidade da Defensoria Pública Estadual de Brumado foi extinta. Deste modo, com o fim das atividades, além deste município, cidadãos de Malhada de Pedras e Aracatu ficaram sem assistência jurídica integral e gratuita. Após muita luta, inclusive com a formação de uma Comissão no município em prol da Reinstalação da Defensoria Pública, na manhã de hoje (12), a unidade foi reinstalada e designado para atuar na comarca o Defensor  Público Henrique da Costa Sennem Bandeira. Participaram da solenidade o Defensor Público Geral do Estado, Clériston Cavalcante; a Defensora Pública Estadual Aposentada Angélica Coelho de Oliveira; o prefeito Aguiberto Lima Dias, o presidente da Câmara de Veredaores, o Alessandro Lobo e Silva; o presidente da Comissão no município em prol da Reinstalação da Defensoria Pública, vereador Weliton Lopes; integrantes de setores da Defensoria Pública Estadual; autoridades da cidade e região, Deputados Vitor Bonfim e Luciano Ribeiro,  vereadores, representantes da polícia Civil e Militar, sociedade civil organizada e população.

Brumado: Inaugurado na manhã de hoje (05), SETAF atenderá 19 municípios

Por Janine Andrade

Quinta, 05.Nov.2015 | 16h08

Brumado: Inaugurado na manhã de hoje (05), SETAF atenderá 19 municípios

Foto: Hugo Darlan | Brumado Agora

Na manhã desta quinta-feira (05), foi inaugurado em Brumado o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) - órgão vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Rural - que atenderá 43 mil estabelecimentos nos 19 municípios do território do Sertão Produtivo, para o fortalecimento da agricultura familiar, oferecendo mecanismos técnicos e acompanhamento necessário em parceria com as prefeituras. Participaram do evento o secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Jerônimo Rodrigues; o secretário  municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Frederico Neves; o Prefeito Aguiberto Lima Dias; os deputados, Ivana Bastos, José Raimundo Fontes e Vitor Bonfim; representantes de associações do Serão Produtivo; cooperativas do território de Identidade; prefeitos da região que integram o territórios, vereadores  e população em geral.

Brumado está em 6º lugar entre os municípios mais desenvolvidos do estado da Bahia

Por Janine Andrade

Sexta, 04.Dez.2015 | 14h00

Brumado está em 6º lugar entre os municípios mais desenvolvidos do estado da Bahia

Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Brumado está em 6º lugar entre os municípios mais desenvolvidos do estado da Bahia, conforme o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). A análise é realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), a qual faz um levantamento nacional sobre considerando avanços nas áreas de saúde, educação, emprego e renda, em mais de 5 mil municípios. As dez cidades baianas com melhor desenvolvimento são: Guanambi, Lauro de Freitas, Mata de São João, Santo Antônio de Jesus, Luís Eduardo Magalhães, Brumado, Camaçari, Salvador, Porto Seguro e Simões Filho, as quais receberam nota moderada, entre 0,6 e 0,8. Somente as cidades das regiões sul e sudeste do país receberam nota alta entre 0,8 e 1,0.

Adolescente morreu após ser levada pela correnteza no Sítio São José em Brumado

Segunda, 07.Dez.2015 | 07h35

Adolescente morreu após ser levada pela correnteza no Sítio São José em Brumado

Foto/Reprodução: Facebook

A estudante Paula Cristina Alves de Souza, de 15 anos, morreu na tarde de domingo (06), após ser arrastada pela correnteza das águas da chuva. Ela estava com o pai em um automóvel, na região do Sítio São José, zona rural de Brumado, tentando a travessia de um riacho. Contudo, foram surpreendidos pelo aumento do volume das águas. O pai conseguiu sair do veículo, mas a jovem foi arrastada e o seu corpo localizado a uma distância de 3km do local, preso a uma árvore. Toda a comunidade ficou chocada com a morte trágica da adolescente. Paula Cristina era estudante da Escola Miriam Meira, na comunidade de Lagoa Funda. Ela foi eleita a melhor aluna da rede pública de Brumado pela Secretaria de Educação do município, em 2014, e era candidata a novamente ser contemplada este ano. Exemplo de comportamento, a jovem foi eleita a melhor aluna por obter elevada pontuação na média geral no ano letivo. 


Retrospectiva 2015 Brumado Agora: Fatos que marcaram Brumado

Quinta, 31.Dez.2015 | 15h00




Retrospectiva 2015 Brumado Agora: Fatos que marcaram Brumado

Depois de perder a Direc, Brumado agora perde a Dires

Quinta, 15.Jan.2015 | 17h52

Depois de perder a Direc, Brumado agora perde a Dires

Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Brumado perdeu mais um órgão, além da sede da Diretoria Regional de Educação (Direc-19). Com a reforma administrativa iniciada pelo governador Rui Costa (PT), as Diretorias Regionais de Saúde (Dires) foram extintas e criaram-se nove núcleos regionais. Desta feita, Brumado ficou de fora da lista dos municípios que terão a base do órgåo. Neste novo contexto, a Capital do Minério passará a ser subordinada a cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, que será a sede do núcleo da macrorregião e englobará ainda outras cidades da região, como por exemplo, Caetité, Guanambi, Macaúbas e Itapetinga. O diretor da 19ª Dires, Dantes Guedes, que deverá ter a exoneração publicada no Diário Oficial do Estado, se reunirá com os demais funcionários da regional, nesta sexta-feira (16), para explicar o novo cenário e sanar dúvidas quanto as mudanças realizadas, bem como a municipalização da saúde no estado.

Escola Municipal de Brumado é referência no Prêmio Inovação e Criatividade lançado pelo MEC

Terça, 29.Dez.2015 | 12h00

Escola Municipal de Brumado é referência no Prêmio Inovação e Criatividade lançado pelo MEC

Foto: Divulgação

O Ministério de Educação – MEC lançou o edital Prêmio Inovação e Criatividade, chamada pública em setembro deste ano, com o interesse em identificar e conhecer iniciativas inovadoras para saber em que medida elas podem contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Foram apresentadas ao Ministério da Educação por organizações não governamentais, escolas públicas e particulares 682 (seiscentos e oitenta e duas) propostas, as quais passaram por criteriosa avaliação, sendo selecionadas e reconhecidas como exemplos de inovação e criatividade na educação básica 178 (cento e setenta e oito) propostas educacionais brasileiras. Entre as instituições reconhecidas pelo MEC está o Centro Municipal de Educação Profª Maria Sônia Meira e Prof. Sá Teles, localizado na Vila Presidente Vargas. A iniciativa busca criar as bases para uma política pública que fomente a inovação e a criatividade, estimulando as escolas e organizações a colocarem em prática concepções de educação que rompam com o padrão tradicional e se desafiem a criar modelos que formem as pessoas em uma perspectiva do desenvolvimento integral.

Brumado: Nova diretoria da CDL toma posse

Sábado, 28.Fev.2015 | 12h35

Brumado: Nova diretoria da CDL toma posse

Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Em evento realizado na noite de sexta-feira (27) tomou posse a nova diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brumado (CDL). O novo presidente eleito, Bruno Pitombo falou da expectativa em assumir a diretoria. "Estou ciente da responsabilidade que é ser presidente de uma instituição tão respeitada com mais de 289 associados, com um portfólio de serviços enorme e com um conceito. Tenho orgulho de fazer parte e liderar os destinos da CDL", destacou. Ele ainda acrescentou. "Foco na ampliação de serviços e fortalecermos a campanha de filiação. Daremos continuidade aos serviços existentes, as campanhas e FENB. Traremos cursos e palestras para qualificar empresários e seus colaboradores para o crescimento e desenvolvimento da cidade. Vamos estabelecer nossas relações com o poder público estreitando laços", concluiu.

Brumado: Solenidade marca passagem de comando da 34ª CIPM

Quinta, 26.Mar.2015 | 14h33

Brumado: Solenidade marca passagem de comando da 34ª CIPM

Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores de Brumado, a cerimônia militar que marcou a passagem de comando da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM). O Major PM Silvio Berlink Santos foi substituído para o Major PM Jocevã Lima Oliveira, em solenidade que contou com a presença do Juiz Genivaldo Guimarães, representantes políticos municipais, autoridades civis e militares. A cerimonia foi presidida pelo Cel PM Inácio Paz de Lira Júnior, Comandante do Policiamento Regional Sudoeste, que ressaltou o importante papel da Polícia Militar junto à comunidade. Durante seu discurso, o Major Sílvio Berlink fez uma retrospectiva das ações realizadas no município, desempenhadas em prol da população e na busca incessante pela consolidação da segura pública. Para o novo comandante da 34ª CIPM, Major Jocevã Oliveira, este é o momento de dar continuidade ao bom trabalho que vem sendo desenvolvido na segurança do Capital do Minério. O Major se comprometeu a trabalhar de forma incisiva para garantir segurança aos brumadenses.


Retrospectiva 2015 Brumado Agora: Fatos que marcaram Brumado

Quinta, 31.Dez.2015 | 14h30




Retrospectiva 2015 Brumado Agora: Fatos que marcaram Brumado

Câmara de Vereadores de Brumado homenageia centenário do nascimento da Monsenhor Fagundes

Quinta, 21.Mai.2015 | 15h10

Câmara de Vereadores de Brumado homenageia centenário do nascimento da Monsenhor Fagundes

Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Tradicionalista, austero e conservador, Antônio da Silveira Fagundes se estivesse vivo estaria completando na data de hoje 100 anos. Sua história de vida se confunde com a de Brumado, visto que sempre buscou o progresso e o desenvolvimento social, cultural e econômico da cidade, com muita firmeza e determinação. Características natas de sua personalidade. Monsenhor Fagundes fixou residência em Brumado em agosto de 1939, onde viveu até seu falecimento em 18 de outubro de 2009, aos 94 anos.  Pároco local em exercício por 63 anos, o seu ensinamento evangélico permanecerá nos corações dos fiéis católicos como o maior legado do evangelizador, numa missão que lhe fora dada por Deus. Os vereadores que compõem a Câmara Municipal reverenciam a data do centenário de Monsenhor Fagundes relembrando todas as importantes ações realizadas não só como cristão, mas como cidadão, estando presente em momentos históricos de Brumado como a construção do Ginásio Industrial, inaugurado em março de 1967. Empenhado pela causa da Educação. Em 1962 recebeu da Câmara de Vereadores de Brumado, aprovado por unanimidade, o título nº 02 de cidadão brumadense, em 09/11/1963 – quando era presidente da Câmara o vereador Jesuíno Francisco Lisboa e secretário o vereador Miguel Joaquim de Castro Mirante – por honra e méritos das obrigações sacerdotais e da cidadania exercida. O presidente Alessandro Lôbo e Silva em nome de todos os vereadores que compõem o legislativo brumadense destaca a importância de Monsenhor Fagundes para a história de Brumado, homenageando seu centenário.

Brumadenses festejam os 138 anos do município

Por Janine Andrade

Sexta, 12.Jun.2015 | 10h00

Brumadenses festejam os 138 anos do município Foto: Hugo Darlan | Brumado Agora

Na última quarta-feira (10), os brumadenses estiveram em festa em comemoração aos 138 anos de emancipação política do município de Brumado. Embora a data festiva seja o dia 11 de junho, a Prefeitura Municipal promoveu shows da Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura) – na noite anterior - com as Bandas Filomena Bagaceira e Lordão, as quais levaram o público a lotar a referida praça. O prefeito Aguiberto Lima Dias  discursou durante o evento,  deixando sua mensagem de aniversário para o município e seus munícipes. Ao som da Banda Lordão, todos cantaram parabéns a Capital do Minério, seguidos de uma belíssima queima de fogos. Durante as festividades, se apresentaram ainda a Escola Nossa Senhora de Fátima -  contando um pouco sobre a história do município - e a Fanfarra Famub. A programação festiva incluiu também eventos culturais realizados pela Semec e algumas inaugurações. 

Brumado: Micro-ônibus da Novo Horizonte caiu dentro de quintal de Bar

Por Janine Andrade

Quinta, 23.Jul.2015 | 08h44

Brumado: Micro-ônibus da Novo Horizonte caiu dentro de quintal de Bar

Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Na madrugada desta quinta-feira (23), um micro-ônibus da empresa Novo Horizonte caiu da garagem da referida empresa dentro do quintal de um bar localizado na Avenida Coronel Santos, em Brumado, e por muito pouco não atingiu o espaço principal do estabelecimento. Segundo informações passadas a reportagem do Brumado Agora, foram realizados reparos no sistema de embreagem do veículo e este posteriormente seria testado. Sem que estivesse sentado no banco de condução do micro- ônibus, o mecânico então deu a partida, mas ao levantar-se rapidamente sua perna tocou a alavanca, vindo a engrenar o veículo. Desta feita, o micro-ônibus partiu em direção ao muro dos fundos da garagem e caiu no quintal do bar. Não houve feridos. Na manhã de hoje, o veículo ainda estava no quintal do estabelecimento comercial.

Obras da Fiol em Brumado foram paralisadas, todos os trabalhadores foram demitidos

Por Janine Andrade

Sexta, 17.Jul.2015 | 10h29

Obras da Fiol em Brumado foram paralisadas, todos os trabalhadores foram demitidos

Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

As obras de construção da Ferrovia de Integração Oeste-leste (Fiol) - lote 4, trecho de Brumado -  estão paralisadas. Segundo informações obtidas pelo Brumado Agora, todos os trabalhadores de campo foram demitidos, restando ainda alguns funcionários do administrativo que executam atividades no escritório do canteiro de obras. No canteiro de obras em Ubiraçaba, há várias máquinas e caminhões parados. Estas demissões devem causar um grande impacto na economia local e ainda não há previsão para retomada das atividades. 

BR-030: Seguem aceleradas as obras no trecho entre Brumado e Sussuarana

Por Janine Andrade

Quinta, 29.Out.2015 | 18h00

BR-030: Seguem aceleradas as obras  no trecho entre Brumado e Sussuarana

Foto: Wilker Porto/Brumado Agora

As obras de recuperação da BR-030, trecho entre Brumado e Sussuarana, distrito de Tanhaçu, seguem em ritmo acelerado. Falta pouco para a conclusão dos serviços de terraplanagem nos 50 km de rodovia e quem passa pelo trecho já percebe grande melhora na trafegabilidade. Em determinados pontos, a pista só é liberada em parte para que alguns condutores sigam o trajeto e outros aguardam no sentido contrário. A grande quantidade de cascalho na pista é questionada pelos condutores, pois causa muita poeira.


Retrospectiva 2015 Brumado Agora: Violência

Quinta, 31.Dez.2015 | 14h00




Retrospectiva 2015 Brumado Agora: Violência

Sociedade Civil Organizada cria abaixo assinado pedindo ao Secretário de Segurança Pública da Bahia mais segurança para Brumado

Quarta, 18.Mar.2015 | 16h05

Sociedade Civil Organizada cria abaixo assinado pedindo ao Secretário de Segurança Pública da Bahia mais segurança para Brumado

Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Em decorrência do aumento das ocorrências policiais em Brumado, com registro de furtos, roubos, arrombamentos de residências e estabelecimentos comerciais, a Sociedade Civil Organizada da cidade optou por criar um abaixo assinado para ser entregue ao Secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, a fim de conseguir-se um número maior de policiais para a Capital do Minério. Na justificativa apresentada, ressalta que “temos 140 policiais, precisamos de 300. Por quê? Bem simples: medo, insegurança, revolta, mortes... Será que não são motivos suficientes para justificar o nosso pedido? De que mais precisamos para que o número de policiais que protegem as nossas cidades possa ser ampliado de maneira eficiente e eficaz? Solicitamos ao governo do estado esse aumento de policiais para a 34ª CIPM com sede em Brumado - sudoeste da Bahia – que atua em 12 municípios com 222.373 habitantes (segundo o IBGE)”, diz o texto da petição online. Na petição ainda é observado que “Nós não estamos à procura de um ou de alguns culpados, só queremos ajuda, pois, afinal, quem sofre todos os dias com o caos de violência que invade cada vez mais as nossas vidas, somos cada um de nós, de todas as classes sociais. 140 homens significa um número extremamente baixo de profissionais em relação ao número de habitantes que precisam de segurança. Como eles podem conseguir realizar um bom trabalho? É humanamente impossível... e bandidos, infelizmente, crescem em um ranking muito mais do que desproporcional do que a quantidade de pessoas de bem!".

Brumado: Bandidos arrombam loja; levam grande quantia em dinheiro e deixam recado 'Nois Precisa'

Segunda, 16.Mar.2015 | 08h30

Brumado: Bandidos arrombam loja; levam grande quantia em dinheiro e deixam recado 'Nois Precisa'

Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

No final da tarde de domingo (15), uma loja de materiais para construção localizada na Avenida Antônio Mourão Guimarães, em Brumado, foi arrombada. Segundo informações obtidas pela reportagem do Brumado Agora no estabelecimento, por volta das 17h45, populares viram dois indivíduos evadindo da loja, momento em que o proprietário foi avisado. Ao chegar ao local, foi constatado o arrombamento e que os bandidos tiveram acesso ao interior através de uma casa lateral ao comércio. Os criminosos arrebentaram um portão e  no escritório quebraram um cofre e subtraíram uma grande quantia em dinheiro, valor este não divulgado. Os bandidos levaram ainda  moedas  e cheques pré-datados, além disso, reviraram várias gavetas. Pouco antes de fugirem, eles ainda picharam uma parede com os seguintes dizeres "Nóis Precisa". A polícia foi acionada e realiza buscas a fim de localizar os autores do crime.

Brumado: Caminhada em prol do aumento do efetivo da Polícia Militar reúne mais de 3.000 pessoas

Quarta, 15.Abr.2015 | 11h45

Brumado: Caminhada em prol do aumento do efetivo da Polícia Militar reúne mais de 3.000 pessoas

Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

A sociedade civil organizada, vereadores, comerciantes e população em geral se reuniram na manhã de hoje (15), em Brumado, em passeata pela Paz e aumento do efetivo policial da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM). O grupo se concentrou inicialmente na Praça Capitão Francisco de Souza Meira, de onde partiram em caminhada pelas principais avenidas da Capital do Minério, ostentando faixas com pedido de paz e melhorias na segurança pública.O comércio brumadense aderiu à causa, fechando as portas dos estabelecimentos comerciais e ainda fixando bandeiras pretas, simbolizando o luto pelas vidas ceifadas pela violência e o aumento no número de ocorrências - furtos, roubos e arrombamento a estabelecimentos comerciais – registradas nos últimos meses. A manifestação, que inicialmente começou tímida, foi tomando corpo ao longo do percurso e, segundo os organizadores, cerca de 3.000 pessoas participaram da mobilização que teve como desfecho um abraço simbólico na Capital do Minério, em frente ao Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, seguido da oração do Pai Nosso com todos os participantes de mãos dadas.

Brumado: Funcionário da Câmara de Vereadores é morto a tiros no São Félix

Domingo, 27.Dez.2015 | 17h49

Brumado: Funcionário da Câmara de Vereadores é morto a tiros no São Félix

Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Um homem foi morto a tiros na tarde desse domingo (27), na Rua Benjamim Santos, no Bairro São Félix, em Brumado. Informações do policiamento indicam que dois indivíduos dispararam contra a vítima, quando ele passava de moto pela via. A baleado foi identificado como Mabsan Silva de Aquino, conhecido como 'Mabinho', e  era funcionário da Câmara de Vereadores do município.

Brumado: Funcionário da Câmara de Vereadores é morto a tiros no São Félix

Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Ainda não se sabe a motivação do crime. A Polícia Militar foi acionada e fez o isolamento do local até a chegada da Polícia Técnica. O Samu 192 também esteve no local onde constatou o óbito. A Polícia irá investigar o caso. Neste ano já são 10 homicídios na Capital do Minério.


Orçamento da prefeitura de Brumado para 2016 é de R$ 162 milhões

Por Janine Andrade
Quinta, 31.Dez.2015 | 12h00




Orçamento da prefeitura de Brumado para 2016 é de R$ 162 milhões
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

A Câmara Municipal de Vereadores de Brumado aprovou e foi sancionada pelo prefeito Aguiberto Lima Dias a Lei 1.769, de 29 de dezembro de 2015,  que estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício financeiro de 2016, compreendendo ainda o orçamento Fiscal, referente aos Poderes do município, seus fundos, órgãos e entidades da Administração Pública Municipal direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público. A Receita Orçamentária, a preços correntes e conforme a legislação tributária vigente, é estimada em R$ 162.475.924,00 (cento e sessenta e dois milhões, quatrocentos e setenta e cinco mil, novecentos e vinte e quatro reais). A Receita será realizada com base no produto do que for arrecadado, na forma da legislação em vigor.


Africanos mantêm domínio, vencem a São Silvestre

Quinta, 31.Dez.2015 | 11h00




Africanos mantêm domínio, vencem a São Silvestre
Queniano Stanley Biwott cruza a linha de chegada em primeiro lugar (Foto: Estadão Conteúdo)

Cerca de 30 mil pessoas de 42 países correram a 91ª edição da tradicionalíssima São Silvestre por ruas e avenidas de São Paulo, na manhã desta quinta-feira, último dia de 2015. Completar a prova festiva de 15km já é uma grande alegria para a maioria delas, mas são os africanos quem têm mais uma vez os maiores motivos para celebrar. Campeão da Maratona de Nova York deste ano, o queniano Stanley Biwott venceu a disputa masculina, com o tempo de 44min31s, e aumentou o jejum brasileiro que perdura desde 2010. Giovani dos Santos ficou com a quinta colocação. Dentre as mulheres, a seca nacional é ainda maior. Com o segundo triunfo seguido da etíope Ymer Ayalew, que fez o tempo de 54mins01, o jejum brasuca vai completar dez anos em 2016 – dentre as brasileiras, Sueli Pereira ficou com a quarta colocação e Joziane Cardoso foi a quinta. As informações são do GloboEsporte.com.


A Polícia Militar da Bahia deseja a todos um feliz Ano Novo

Por Janine Andrade
Quinta, 31.Dez.2015 | 10h00




A Polícia Militar da Bahia deseja a todos um feliz Ano Novo

Desde 1825, a Polícia Militar da Bahia vem trabalhando em prol da segurança pública. Nesta data, frisando a necessidade do trabalho da polícia em parceria com a comunidade na "Corrente do bem", na busca de uma sociedade mais  justa, humana, feliz e urbana, a Polícia Militar deseja a todos um Feliz Ano Novo, através de um video idealizado pelo Major Mascarenhas, que atualmente está no Subcomando Geral da PM. Veja o vídeo no Player abaixo.




Brumado: Grupo de corrida VM5 doou 30 cestas básicas a famílias do município

Quinta, 31.Dez.2015 | 09h30




Brumado: Grupo de corrida VM5 doou 30 cestas básicas a famílias do município
Foto: Divulgação

Natal feliz é Natal sem fome!! Com esse propósito, o grupo de corrida e caminhada o VM5 correu também para proporcionar um pouco de alegria as pessoas carentes do nosso município. Foi uma verdadeira corrida solidária. Contamos com a colaboração de amigos, familiares e de alguns comerciantes que abraçaram a nossa causa e o resultado foi à doação de mais de 30 cestas básicas. Ajudar o próximo é um sinal visível que o cristão pode mostrar para testemunhar ao mundo o amor que Deus tem por cada um de nós.


Polícia prende vigilante suspeito de bater na filha de 3 anos

Quinta, 31.Dez.2015 | 09h00




Polícia prende vigilante suspeito de bater na filha de 3 anos
Foto: Reprodução | WhatsApp

O vigilante de 31 anos, suspeito de agredir a filha de 3 anos em Franco da Rocha, na Grande São Paulo, foi preso pela Polícia Civil na noite de quarta-feira (30). Em imagens que circulam pela internet, o homem bate na criança, chegando a usar um cinto para atingir a menina. A mãe registrou as imagens e levou o vídeo para a polícia em 15 de dezembro. Ela disse que o pai chegou a enrolar o cinto no pescoço da criança, segundo informações de policiais. No boletim de ocorrência não consta o motivo da agressão. A mãe contou na delegacia que ele já havia agredido a menina em outras ocasiões, por isso decidiu filmar. Em um momento do vídeo, o homem questiona a mãe por ela estar gravando e ela responde: “vou mesmo, vou gravar”. No início da filmagem, que dura 25 segundos, ele reclama que a menina está chorando.


Brumado: Festa de Reveillon é no Rossi Show

Quinta, 31.Dez.2015 | 08h48




Brumado: Festa de Reveillon é no Rossi Show

Ed Rossi está preparando uma super festa para o Reveillon. Vem aí o ‘Reveillon do Rossi Show’, na comunidade Lagoa Funda, em Brumado. O evento acontece no dia 31 de dezembro, a partir das 22h, com show de Ed Rossi e Cristiano Neves. Ingressos antecipados em Tiazinha Distribuidora e no Bar de Pitão, na Lagoa Funda. 


Livramento: Detento foi morto por estrangulamento por demais presos

Quinta, 31.Dez.2015 | 08h42




Livramento: Detento foi morto por estrangulamento por demais presos
Foto: Patrick Cassiano | Livramento Hoje

Edpo Carvalho Ribeiro, de 27 anos, preso sob a acusação tráfico drogas, na cadeia pública de Livramento de Nossa Senhora, foi morto dentro da carceragem. De acordo com informações obtidas pelo Brumado Agora,  ele foi estrangulado pelos presos. A vítima era filho da Edson Machado Ribeiro, morto à tiros no último dia 15 de dezembro, dentro da própria residência. Ainda não há informações concretas sobre a motivação do crime, mas suspeita-se de vingança. Os nomes dos autores do crime não foram divulgados pela polícia. O corpo foi encaminhado para o IML de Brumado.


Brumado: Polícia apreende garrafão com 20 l de cachaça que seria entregue aos presos

Por Janine Andrade
Quarta, 30.Dez.2015 | 19h30




Brumado: Polícia apreende garrafão com 20 l de cachaça que seria entregue aos presos
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Nesta quarta-feira (30), a Polícia Civil frustrou mais uma tentativa de entrega de produtos proibidos aos detentos. Segundo a polícia, durante a visita semanal, um investigador desconfiou do conteúdo de um garrafão de 20 litros, que supostamente estaria com água. A embalagem estava sem avarias, inclusive com lacre, mas possuía cachaça ao invés de água. O vasilhame foi apreendido. Ninguém foi preso.


Estado antecipa R$ 100 milhões aos 417 municípios baianos da última parcela do ICMS

Quarta, 30.Dez.2015 | 18h30




Estado antecipa R$ 100 milhões aos 417 municípios baianos da última parcela do ICMS
Foto: Divulgação

O governo do Estado está liberando hoje (30) aos 417 municípios baianos a antecipação do pagamento – no valor de R$ 100 milhões - da última parcela do ICMS do ano de 2015. O repasse se daria normalmente no início de janeiro de 2016, mas foi antecipado para que todas as Prefeituras possam quitar a folha de dezembro do funcionalismo, bem como o 13º salário. A informação foi confirmada nesta tarde pela assessoria da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz).O governador Rui Costa havia prometido, no início deste mês, essa ação em reunião com 13 prefeitos da Região Metropolitana de Salvador (RMS).“Vamos fazer todos os esforços para que as prefeituras baianas equilibrem suas contas públicas, antecipando, para este mês, o pagamento da última parcela do ICMS de 2015, que seria paga em janeiro. Esse montante representa R$ 100 milhões que serão distribuídos para as 417 cidades baianas”, afirmou no dia 2 o governador Rui Costa em reunião na Governadoria.Além da antecipação do repasse para os municípios, Rui Costa também havia assegurado o pagamento, até o final deste ano, de todos os valores referentes às contrapartidas de 2015 do Estado para municípios na área da saúde, como o Samu e o Programa de Saúde da Família, que somam R$ 33 milhões.

 


É nesta quinta-feira (31) o Réveillon do Clube Social de Brumado

Quarta, 30.Dez.2015 | 18h00




É nesta quinta-feira  (31) o Réveillon do Clube Social de Brumado

O Clube Social e Recreativo de Brumado está preparando uma grande festa para o Reveillon. No dia 31 de dezembro, a partir das 23h, dance e se divirta ao som de: Filhos de Jorge, Homens de Cabaré e Serginho Cardoso. Clube Social de Brumado, sua melhor opção de lazer! Reserve sua mesa na secretaria do Clube.


A partir do dia 31, agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público; expediente retorna no dia 04/01

Quarta, 30.Dez.2015 | 17h00




A partir do dia 31, agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público; expediente retorna no dia 04/01
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

Os bancos ficarão abertos para o atendimento ao público até esta quarta-feira (30), informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Nessa data, as agências irão funcionar em horário normal. A partir do dia 31, as agências estarão fechadas para atendimento ao público. No último dia do ano, o trabalho dos bancários será interno para fechamento de balanço do ano. Na sexta-feira (1º), as agências estarão fechadas. O expediente voltará normalmente no primeiro dia útil de 2016, em 4 de janeiro. Contas de água, luz, telefone e TV a cabo, assim como os carnês que estiverem com vencimento nas datas em que as agências estiverem fechadas, poderão ser pagos no primeiro dia útil seguinte ao feriado, ou seja, em 4 de janeiro de 2016, sem a incidência de multa por atraso. A Febraban lembra que os tributos já estão com data ajustada em relação ao calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).Durante o período em que as agências estiverem fechadas, os clientes podem utilizar os caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados) para realizar operações bancárias, segundo a Febraban. Além disso, as contas que possuem códigos de barra poderão ser pagas nos próprios caixas automáticos.


Brasil fecha 2015 com aumento no desemprego

Quarta, 30.Dez.2015 | 16h30




Brasil fecha 2015 com aumento no desemprego
Foto: Wilker Porto | Brumado Agora

De acordo dados do levantamento realizado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), tomando por base a média dos três primeiros trimestres deste ano, a taxa de desemprego prévia do Brasil em 2015 seria de 8,4%, superando as taxas médias registradas no mesmo período de 2014 (6,9%), 2013 (7,4%) e 2012 (7,5%). Segundo a pesquisa, isso significa, que em termos da taxa de desocupação, o Brasil fecha o ano com mais pessoas procurando emprego do que havia no ano passado. Assim, a taxa se mostra mais alta. “Então, você tem mais pessoas na fila de desocupação do que em anos anteriores. A desocupação está crescendo em função de mudanças que ocorrem na estrutura do mercado de trabalho”, ressaltou, em entrevista à Agência Brasil, o coordenador de Trabalho e Rendimento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estatístico Cimar Azeredo.Azeredo destacou que, no último trimestre de 2015, houve uma queda expressiva no número de pessoas trabalhando com carteira assinada. Foram 1,273 milhão de pessoas a menos em relação a 2014. Essas pessoas, que estavam sob uma rede de proteção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do seguro-desemprego, usaram esses recursos e acabaram aumentando o contingente da população trabalhando por conta própria ou como pequenos empregadores, que montaram o próprio negócio. “Houve uma queda do emprego, mas a queda da população ocupada não existiu”, assegurou. Essa mudança no mercado de trabalho traz uma perda de estabilidade dentro do domicílio e força filhos que estão no ensino médio ou superior e mesmo pessoas mais idosas a procurar emprego para tentar manter o nível de vida que foi perdido.


Anvisa suspende fabricação e propaganda irregular de produto emagrecedor

Quarta, 30.Dez.2015 | 16h00




Anvisa suspende fabricação e propaganda irregular de produto emagrecedor

Foi publicada nesta quarta-feira (30), no Diário Oficial da União, a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que determina a suspensão da fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e do uso do medicamento Natu Diet com a seguinte composição: sene, gelatina, cáscara sagrada, espirulino, cavalinha, espinheira santa, fucus e carquejo doce. A agência informa  que foi constatada a existência de propaganda irregular do medicamento veiculada no endereço eletrônico: www.natu.diet e www.comprenatudiet.com.br, com as seguintes alegações terapêuticas: reduz apetite, acelera o metabolismo, elimina gordura localizada e diurético. Ainda segundo a Anvisa, foi comprovada também a inexistência de registro do produto como medicamento e a ausência de identificação do fabricante no rótulo. A agência determinou a apreensão e inutilização de todas unidades do produto encontradas no mercado.


Brumado Agora últimas notícias